sexta-feira, 28 de maio de 2010

Como abriam as latas antes do abridor de latas?

Depois de um amigo meu ler um post de curiosidades no BCM, ele me fez a seguinte indagação a respeito da curiosidade número 19: "como eles abriam as latas antes de ter sido inventado o abridor de latas?"
Como prometido, aqui vai a resposta e alguns complementos interessantes:


As primeiras latas possuíam grossas paredes de ferro que, para serem abertas, exigiam o uso do cinzel e do martelo (e no caso dos soldados com a ponta da baioneta ou o tiro do fuzil), algo muito sutil!
O abridor de latas surgiu em 1858, quando as latas se tornaram mais leves, e foi inventado por Ezra. Warner, de Waterbury, no estado norte-americano de Connecticut. Era um aparato volumoso e impressionante, que se parecia, em parte com uma baioneta e em parte com uma foice (que progresso! hehe). Introduzia-se sua grande folha curva na borda da lata e empregando a força, fazia-se com que ela deslizasse sobre toda a lateral. Uma distração poderia gerar sérios acidentes.
O abridor tal como utilizamos hoje, com uma roda cortante que gira ao redor da borda da lata, foi inventado pelo americano Willian Lyman, que o patenteou em 1870. A Star Can Opener Company, de San Francisco, aperfeiçoou o aparelho de Lyman, agregando-lhe uma roda dentada, denominada roda alimentadora, graças à qual a embalagem girava pela primeira vez em sentido contrário à roda. Este princípio básico segue sendo utilizado até hoje e foi a base do primeiro abridor de latas elétrico, patenteado em 1931.


P.S: Tanto sofrimento por uma mísera lata!



1 comentários:

Renan disse...

hahahahahaha
eu fico imaginando como era abrir as latas com aquele negocio

29 de maio de 2010 às 22:49

Postar um comentário